Curiosidade:você sabia que ferro é o metal mais utilizado pelo homem, representando 95% das aplicações no mundo.Como ele é produzido ?quais são os seus tipos?Saiba agora!


O ferro é extraído de minas de ferro, em forma de minério, derretido, e transformado em ferro-guza, ou seja, ferro bruto.
Não existe ferro puro encontrado na natureza, por isso, este é o único processo de extração do ferro.
 


O ferro-guza tem formato de pirâmide, pois isso facilita o transporte, já que as pirâmides de ferro não se encaixam umas nas outras com perfeição, e podem ser colhidas com facilidade. Ele é derretido, e transformado em aço, que, dependendo da quantidade de carbono, pode ser aço doce, aço carbono, ou aço alto-carbono.
 


O aço doce é mais mole e mais barato, podendo, por tanto, ser utilizado em produtos que não exigem muita resistência. O aço carbono e o alto-carbono são mais duros, sendo que se tornam muito quebradiços à medida que são temperados. No entanto, estes são utilizados em peças de grande atrito, já que não se desgastam com facilidade, além de lâminas de facas, ou materiais industriais.
 


Têm-se também o ferro-fundido, que é um ferro derretido em moldes, já no formato desejado. Estes são muito quebradiços, pois em geral, têm uma grande quantidade de outros metais, principalmente o alumínio misturados em sua liga. São muito utilizados na fabricação de peças específicas, por seu custo baixo de produção, e pela característica única de não envergar. No entanto, não são duros, se desgastando facilmente, outra característica pela qual é amplamente utilizado, já que pode ser facilmente trabalhado.

 O ferro é o metal mais utilizado pelo homem, representando 95% das aplicações no mundo.